Notícias
 
CAP IMBITUBA ACIONA ENTIDADES PARA PROJETAR DESENVOLVIMENTO DO PORTO


A reunião mensal do Conselho de Autoridade Portuária foi realizada nessa quinta-feira (30) e proporcionou a discussão de assuntos de interesse do Porto de Imbituba e da região sul.

A principal pauta discutida tratou sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Imbituba, já apresentado na última reunião pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional da Universidade do Sul de Santa Catarina, Valter Schmitz. O pré projeto, que levou cerca de um ano para ser elaborado, traz itens como o plano de ampliação e expansão do Porto do Imbituba, avaliação do projeto de ampliação e extensão do Porto, como oportunidades, impactos, prevenção e soluções, além de ajudar a preservar culturalmente e economicamente as APP’S (Área de Preservação Permanente) e a potencialidade turística de Imbituba.

"O debate sobre o tema é importante já que integra harmonicamente o Porto organizado à atividade portuária. Planejar como vai ser o Porto nos próximos anos significa desenvolver não só a cidade de Imbituba, mas também, toda a região sul de Santa Catarina” disse Lito Guimarães, membro da Comissão ACIM Porto e conselheiro do CAP.

Outro assunto discutido na reunião foi a ausência da manifestação do Governo Federal em relação ao término da Concessão da Companhia Docas de Imbituba. Há algum tempo o CAP vem se posicionando como órgão instigador do processo de transição da Administração do Porto, que se encerra em dezembro de 2012, como forma de transmitir ao mercado tranqüilidade no processo. No entanto, para o Presidente do CAP, Gilberto Barreto, há a clara percepção de que o Governo Federal, por intermédio da SEP e da ANTAQ, está atento à transição na concessão do Porto de Imbituba, o que reduz as incertezas, mas, mantém as expectativas.

A dragagem do Porto de Imbituba também esteve em pauta. O Administrador do Porto, Jeziel Pamato, informou sobre a reunião realizada essa semana em Brasília a respeito do processo de contratação da dragagem pela SEP (Secretaria Especial de Portos), cujo edital de licitação deve ser publicado já no início do mês de agosto. Este deve ser o último item a ser completado para transformar o Porto de Imbituba em um porto de última geração. “O Porto de Imbituba já entregou à SEP o Projeto Básico de Dragagem e a Licença Ambiental, já tendo sido realizados todos os ajustes necessários. A SEP está na fase de elaboração do Edital que tem previsão de ser lançado no início de agosto/2011. A conclusão desta dragagem de aprofundamento está prevista para o 1º semestre de 2012, quando o Porto de Imbituba passará a contar com 15 metros de profundidade (nos cais) e 17 metros (no canal de acesso) proporcionando à Imbituba se equiparar aos melhores portos brasileiros”, comentou Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba.

Após a reunião do CAP, o Presidente Gilberto Barreto reuniu empresários da Associação Empresarial de Imbituba, arrendatários de terminais portuários, operadores, a Administração do Porto e comitiva da Unisul, liderada pelo vice-reitor Sebastião Salésio Herdt, para os entendimentos e os primeiros passos na contratação do novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Imbituba que, atendendo recomendações do Tribunal de Contas da  União, deve estar integrado ao Plano Diretor do município e aos planos regionais e nacionais de desenvolvimento.

Mais informações:
Aline Araújo
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0479
Email: aline@krill.net.br
Site: www.cdiport.com.br 

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba