Notícias
 
CAP PEDE AO GOVERNO FEDERAL PARA AGILIZAR CONCESSÃO DO PORTO DE IMBITUBA 


Com o prazo da concessão da Companhia Docas de Imbituba se encerrando em dezembro de 2012 os conselheiros do CAP Imbituba querem que o Governo Federal defina logo o novo modelo de gestão do porto.


Na reunião mensal do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba, realizada na manhã desta quinta-feira (28/04), foram discutidas formas de cobrar do Governo Federal uma resposta quanto ao futuro deste que é o único porto público marítimo do país cuja gestão é privada. Faltando menos de 20 meses para o término da concessão de 70 anos da Companhia Docas de Imbituba, foram discutidas algumas alternativas para o futuro da atividade portuária na cidade.

O objetivo é definir o quanto antes como será transferida a concessão do Porto de Imbituba a um novo concessionário, a fim de que a decisão dê segurança e estabilidade aos investidores interessados em Imbituba, além de operadores, armadores, etc., cujo planejamento em médio prazo depende desta definição por parte do Ministério dos Portos.

Um dos passos já tomados pelo Governo Federal neste sentido foi a contratação da Universidade Federal de Santa Catarina para estudar formatações para a gestão portuária no Brasil. O Conselho de Autoridade Portuária, porém, por desempenhar papel fundamental na gestão dos portos brasileiros, deve também apresentar propostas e sugestões.

O CAP Imbituba incluiu este assunto em pauta já há vários meses. "Imbituba e a região sul catarinense precisam de um novo concessionário com perfil empreendedor capaz de fazer do porto o catalizador do processo de desenvolvimento regional", disse Gilberto Barreto, Presidente do CAP Imbituba, que considera o término da concessão a maior oportunidade de investimentos e geração de atividade econômica no sul catarinense nos últimos 70 anos.

Para efetivamente conceber uma proposta de modelagem para a gestão do Porto de Imbituba após o término da concessão, em dezembro de 2012, foi agendada uma reunião especial para tratar do tema. Será na próxima semana, dia 6 de maio, com a participação de representantes do CAP Imbituba e da sua comissão Porto-Cidade, da qual o Prefeito José Roberto Martins é o relator, além do Núcleo Setorial do Porto e da ACIM (Associação Empresarial de Imbituba).
                                                                                                           


Mais informações:
Aline Araújo
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355-8900 | Cel: |48| 9116-0479
Email: imprensa.portodeimbituba@gmail.com

Site: www.cdiport.com.br   

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba