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COMEÇARAM AS OPERAÇÕES NA NOVA ESTRUTURA DE 300 METROS 

12/01/2011

Novo cais recebeu seu primeiro navio no dia 12 de janeiro


Com a autorização da Marinha do Brasil, da Fundação do Meio Ambiente e da Receita Federal, a nova estrutura acostável de 300 metros do Porto de Imbituba recebeu seu primeiro navio no dia 12 de janeiro de 2011. O navio de contêineres Log-In Amazônia, que liga o Sul ao Norte do país e integra a "joint" entre Log-In e Mercosul Line, inaugurou a nova instalação de acostagem que se refere à primeira etapa da obra de ampliação do cais dos berços 1 e 2, cujo valor aproximado é de R$160 milhões

A liberação deste trecho possibilitará a execução do alargamento e da recuperação de 250 metros de extensão que correspondem ao cais antigo, além da construção de mais 110 metros de comprimento. A conclusão da obra, executada pela Construtora Andrade Gutierrez, está prevista para o final de abril, quando o Porto de Imbituba disponibilizará 660 metros de cais acostável (berços 1 e 2), além dos 245 metros do berço 3.

"O ano de 2011, em que comemoramos 140 anos da construção da primeira instalação de atracação do Porto de Imbituba, está sendo um marco para nós. Garantimos verba federal para a dragagem de aprofundamento para 15 metros, estamos inaugurando as operações neste trecho e, em poucos meses, teremos um novo cais com 660 metros de comprimento e 50 metros de largura. Com isto, estaremos definitivamente na rota dos grandes navios, servindo diretamente ao nosso país no âmbito do comércio internacional", declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

"Esta autorização também é fundamental para que se iniciem as obras de recuperação e alargamento da estrutura antiga, de 250 metros de comprimento. O empenho dos órgãos intervenientes vem honrar os investimentos da União e da Iniciativa Privada, demonstrando o comprometimento de todos com o desenvolvimento e a modernização do Porto de Imbituba", completou Jeziel.
  
Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento para 15 metros, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber esta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ainda no primeiro semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.

Os investimentos totais para a modernização do Terminal de Contêineres são de aproximadamente R$280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento.

Sobre a Companhia de Docas de Imbituba

Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba até 15 de dezembro de 2012, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil).  Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba  pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.

 

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RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA

ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC e RS.

ACESSOS
 
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas: Manoel Florentino Machado (Sul) e Marieta Konder Bornhausen (Norte).

• FERROVIÁRIO – Pela Estrada de Ferro Tereza Cristina S/A, malha Tereza Cristina, antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Interligado a malha da Ferrovia Litorânea, em projeto de licitação.

• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

INSTALAÇÕES

As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade:

Berço 1 e 2 – 250m de cais acostável, com instalações especiais para granéis líquidos, congelados, carga geral e contêineres; no berço 2 há a instalação de câmaras frigoríficas da para as exportações de aves;  previsão de disponibilidade de novo cais, cujo total dos berços 1 e 2 terá 660m de cais acostável, a partir de abril de 2011. Em novembro de 2010 já estará disponível uma nova estrutura de 300 metros de comprimento e 50 metros de largura. (vide imagem anexa explicativa)

Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações especiais para granéis sólidos, tem área de 25.855m² com pavimentação alfáltica, cercado por alambrado e devidamente iluminado para operação noturna.

INVESTIMENTOS

Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões  | Conclusão: Setembro/2011

Investimentos futuros:
- Ampliação e construção do cais envolvente do berço 3
- Novos equipamentos para operação com graneis sólidos
- Extensão do pátio de contêineres para mais 130.000m² em área

CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:

- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2011: 20 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2012: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's

 

Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Administração do Porto de Imbituba
Site: www.cdiport.com.br
Email: michele@krillcom.com.br
Telefone: (48) 9919-9228

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
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