Notícias
 
PORTÊINERES CHEGAM AO PORTO DE IMBITUBA 



O navio com os dois guindastes adquiridos pela Santos Brasil saiu da China no começo do mês de maio e nesse sábado atracou no Porto de Imbituba

 

Depois de 40 dias em alto-mar, os novos equipamentos que prometem trazer mais tecnologia ao Porto de Imbituba chegaram na manhã desse sábado (18). Os Portêineres foram adquiridos pela Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e Carga Geral, no valor de US$ 15 milhões.

A ação faz parte de uma padronização operacional que a empresa deseja fazer em seus três terminais – Tecon Imbituba (SC), Tecon Vila do Conde (PA) e Tecon Santos (SP), que está entre os mais eficientes do mundo e atualmente o maior da América Latina.
 
Os novos guindastes são da fabricante chinesa ZPMC, tem capacidade de atender as maiores embarcações do mundo e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés. Cada portêiner tem capacidade de 65 toneladas em contêineres e a capacidade máxima para cargas especiais pode chegar a 80 toneladas. A aquisição desses equipamentos possibilitará ao Porto de Imbituba receber navios de geração Super Post Panamax. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações.

“O Porto de Imbituba é um dos portos mais bem localizados e estratégicos do país. Com os investimentos feitos pela Santos Brasil nos últimos anos, o Terminal de Cargas e Contêineres (Tecon Imbituba) quer se posicionar entre um dos melhores do mundo e tão logo receber linhas da Ásia, Europa e Américas. Com todo o investimento, quem ganhará com isso é o Porto e o município de Imbituba como um todo ”  disse o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, o inicio das operações dos Portêineres Super Post Panamax (previsto para agosto) e o aprofundamento do calado (este último com recursos da União), a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.

“A chegada desses portêineres é um marco importante tanto para a Santos Brasil quanto para a região sul. Com a finalização das obras de ampliação do terminal e os novos equipamentos, o Porto de Imbituba estará  apto para a atracação de navios com 8.600 TEUS já no segundo semestre desse ano, beneficiando diretamente toda a comunidade, a indústria e a cadeia logística do Sul do pais" explica Bruno Figurelli, Superintendente do Tecon Imbituba.

Para o Prefeito de Imbituba, abrigar um Porto que está em pleno desenvolvimento é fundamental para que o Município se posicione como uma cidade pólo no sul do Brasil. “O Porto de Imbituba saiu da inércia e começou a receber investimentos importantes nos últimos anos. Com o aumento na movimentação de cargas, conseqüentemente, o Porto conseguiu melhorar seu conceito e a sua credibilidade no mercado. A chegada desses dois guindastes hoje faz parte de uma nova realidade que o Porto está vivendo e junto com isso vem o desenvolvimento para Imbituba” disse José Roberto Martins, Prefeito de Imbituba.

Além da aquisição dos equipamentos, a Santos Brasil investe na ampliação dos berços 1 e 2 do Porto de Imbituba. A primeira fase da obra contemplou a liberação de 300 m de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro desse ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 m de comprimento.

Já através de recursos do PAC 2, do Governo Federal, estão previstas duas importantes obras para o Porto. A primeira é a dragagem de aprofundamento do calado de 11 para 15 metros. A outra é a ampliação da VAP (Via Arterial Principal) que possibilitará uma maior trafegabilidade para caminhões que saem da BR 101 em direção ao Porto. Com uma posição privilegiada e estratégica, o Porto de Imbituba é um terminal diferenciado e a cada dia se mostra mais preparado para o mercado tanto nacional quanto internacional.  


Mais informações:
Aline Araújo
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0479
Email: imprensa.portodeimbituba@gmail.com
Site: www.cdiport.com.br 

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba