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PORTO DE IMBITUBA REGISTRA A MAIOR MÉDIA DESDE 1989

Média do primeiro quadrimestre do ano teve incremento de 33,58% em relação ao mesmo período de 2010. É a maior desde 1989

O Porto de Imbituba divulgou nesta quinta-feira os números de movimentação do primeiro quadrimestre do ano. Nos meses de janeiro a abril de 2011, o Porto movimentou 799, 290 toneladas, um incremento de 33,58% em relação ao mesmo período do ano passado quando passaram  pela fronteira 598,356 toneladas de carga. 

Já no mês de abril foram movimentadas 182,819 toneladas, atingindo a média mensal de
199,823 t, a maior média do período desde 1989. Além dos granéis sólidos (35,26%), nos quatro primeiros meses do ano, destacaram-se os grãos agrícolas (16,92% ) e contêineres (13,67%), sal (4,82%), hulha betuminosa (6,48%) e barrilha (5,87%). As cargas foram provenientes de 68 navios, com a média de 17 atracações por mês.

"O crescimento do Porto é constante e vai ao encontro do que almejamos para Imbituba e região. Enquanto preparamos a estrutura necessária para atender navios com mais de 6.500 TEUs, temos a certeza que logo após a conclusão das obras que estão em andamento, o Porto terá um grande salto a partir do segundo semestre de 2011. Os investimentos para o novo cais, dragagem de aprofundamento e melhoria de acesso ao Porto tendem a atrair ainda mais empresas interessadas em operar por Imbituba", declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Além disso, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.

Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.

 

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Sobre a Companhia de Docas de Imbituba

Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, sendo este o único porto público marítimo do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da Companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba  pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.


RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA

ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.

ACESSOS 
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranquilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para  congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.

INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 55 milhões  | Conclusão: Setembro/2011

CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's


Mais informações:
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Assessoria de Comunicação
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