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CAP PROJETA FUTURO DO PORTO DE IMBITUBA 

Presidente convoca Unisul, Prefeitura e Comunidade para projetar
o Porto de Imbituba para 2030

Enviado em: 29/3/2012

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba está empenhado no projeto do futuro desenvolvimento do Porto. O presidente Gilberto Barreto convocou a Unisul, a Prefeitura e a comunidade portuária a redobrarem os esforços de modo que até julho as linhas mestras do projeto sejam apresentadas. A pressa tem motivos: em 16 de dezembro de 2012 o porto pode ter novo concessionário, em 1º de janeiro de 2013 Imbituba terá novo prefeito e o Governo federal está exatamente agora modelando as novas concessões de portos no país.

De acordo com o Presidente, o objetivo é ter um documento com subsídios para apresentar ao Governo Federal exigências ao futuro concessionário, propostas ao futuro prefeito e argumentos ao modelo de concessão de portos, em que se deve priorizar o desenvolvimento de um município portuário, como Imbituba.

A reunião de março do CAP teve a apresentação do projeto do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. A instituição foi contratada pelos arrendatários, prefeitura e administração do Porto para elaborar o projeto integrando os planos de crescimento da cidade, do estado e do país, para que o futuro esteja devidamente organizado e planejado, beneficiando a todos.

De acordo com o Presidente do CAP, Gilberto Barreto, o Conselho considerou como melhor alternativa o envolvimento da universidade para a condução do estudo, para garantir a idoneidade no processo. “Em função das novas alterações no Porto, como os novos arrendamentos de terminais e o final da concessão, surgiu a necessidade de um projeto para atender exigências da secretaria de Portos da Presidência da República. O novo projeto do PDZ nasceu na comissão Porto-Cidade, que tem o Prefeito José Roberto Martins como relator,  presente ao recebimento dos contratos já assinados pela Unisul, e pelas empresas que viabilizaram os novos estudos”, explica Barreto.

O Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, afirma que o PDZ é essencial, pois o crescimento é evidente e são necessárias ações programadas antecipadamente, tomando todos os cuidados inerentes ao trabalho. “Nosso PDZ tem em seu alicerce os melhores profissionais da região. Nossa preocupação como Administração é afirmar a responsabilidade com a Região Sul, afinal o Porto de Imbituba é uma oportunidade logística que desponta cada vez mais para o mercado e que precisa ser bem planejado para que no futuro esteja completamente integrado à comunidade”, define.

O Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, acredita que o tema está relacionado às necessidades do Município. “Precisamos discutir a mobilidade urbana e abordar os aspectos de impacto na administração pública, levando em conta os moradores e as possibilidades de expansão. O Governo Municipal participa integralmente desse processo de elaboração porque vamos garantir o desenvolvimento da cidade, que já está incluída nesse projeto”, garante.

Valter Alves Schmitz Neto, Pró-Reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional da Unisul declarou que a universidade traz, conforme o compromisso firmado, o encaminhamento de como está dando conta da elaboração do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento portuário.  “Criamos um consórcio inédito no Brasil, público e privado, viabilizando a engenharia financeira para concretizar o empreendimento. Vamos projetar as potencialidades de modernização, ampliação, expansão do desenvolvimento portuário, potencializando a economia regional, integrando os planos do município, do estado e do Brasil”, diz.

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento

Com o Plano em ação haverá a indução dos interesses do porto para o mundo, como alternativa de rotas; para o Brasil, como alternativa estratégica mais viável ao gargalo do sistema logístico nacional; para Santa Catarina, como opção logística de mercado interno e externo; para a Região Sul, como epicentro de desenvolvimento regional integrado; e para Imbituba, como estratégia para a geração de empregos e renda com grande potencialidade de agregação.

Para o Pró-Reitor é preciso garantir as condições de turismo, como a sustentabilidade da comunidade como a permanência da baleia franca e das condições das praias de Imbituba, criando uma nova exploração portuária que mantenha as potencialidades as naturais da região. “Desde novembro alinhamos a linha de pesquisa e de perfil dos profissionais para trabalhar no Plano. Buscamos apoio e inspiração no departamento de Transporte de Londres, que é modelo para todo o mundo”, comenta.

Entre os objetivos gerais do PDZ estão:
- Fornecer direcionador a ser considerado para o futuro do porto;
- Esclarecer o pensamento e as direções estratégicas a médio e longo prazo para o porto;
- Discutir potencialidade dos principais mercados e a expectativa de tráfegos marítimos de maior importância;
- Projetar a expansão das instalações a partir das projeções das operações em potencial;
- Mapear as mudanças e a modernização essencial na logística operacional;
- Considerar o impacto das atividades portuárias sobre a comunidade local o meio ambiente, a economia, transporte, infraestrutura de logística regional.

“O Governo passa a investir mais a partir dos planos de crescimento. Projeções serão feitas sobre o impacto das demandas na cidade e na região. Estamos dando muita atenção ao que se discute na Câmara de Transporte e Logística da Fiesc e o Grupo de Trabalho e Discussões Sobre Política Portuária em Santa Catarina, o que dá musculatura ao projeto”, declara Neto.

O PDZ inclui parcerias com a Secretaria Especial dos Portos (SEP), Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (CODESC), Santa Catarina Participações, Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, Secretaria de Planejamento, Secretarias de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão Braço do Norte, Criciúma, Grande Florianópolis, ACIM, ACIM Porto e Prefeitura de Imbituba.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
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