Notícias
 
PORTO DE IMBITUBA COMEMORA O DIA DO PORTUÁRIO 


Em 2012, os recentes dados de crescimento do Porto trazem mais motivos
para lembrar a data

O Dia do Portuário, comemorado em 28 de janeiro, é uma data especial para o Porto de Imbituba, principalmente no começo do ano de 2012 em que o crescimento está mostrando resultados. Com um crescimento de aproximadamente 21% sobre 2011, batendo recorde de movimentação dos últimos 23 anos a Companhia Docas de Imbituba sente-se honrada em homenagear todos os trabalhadores portuários que são parte do conjunto que é responsável por este sucesso.

Os portuários são lembrados neste dia porque em 28 de janeiro 1808 Dom João VI abriu os portos brasileiros às Nações Amigas possibilitando o comércio exterior, o que desencadeou a quebra do pacto colonial, de modo que o comércio não ficou mais restrito entre Brasil e Portugal. Hoje os trabalhadores dos portos de todo o país são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, de maneira que as condições de trabalho melhoraram, a partir da Lei de Modernização do Portos (Lei 8.630/93).

Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, que é filho e neto de portuários, acredita que a data é mais do que especial. “Em 2012 o Dia do Portuário acontece em um período em que temos apenas boas notícias sobre movimentação, linhas novas e investimentos em dragagem. Tudo isso vai trazer mais trabalho para Imbituba e é mais um motivo para comemorar. Cada portuário que atua no Porto é responsável pelo nosso crescimento. Cada pessoa, independente da função que exerça, é um agente de desenvolvimento”, afirma.

O Presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Gilberto Barreto, defende o trabalho qualificado e um ambiente de trabalho seguro. “É responsabilidade das Autoridades Portuárias e dos Operadores proporcionar a capacitação dos trabalhadores e dar-lhes oportunidade de acesso aos quadros permanentes das empresas. O Dia do Portuário é sempre um momento de reflexão para consciência da importância do comércio exterior e dos portos para a soberania de uma nação. E portuários somos todos nós que, em qualquer atividade, contribuímos para o desenvolvimento do porto”, avalia.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba