Notícias
 
PORTO DE IMBITUBA: NOTA SOBRE A UNIFICAÇÃO DO ICMS 

Enviado em: 18/4/2012

O Porto de Imbituba, importante alternativa logística do Sul do Brasil, sofrerá com a aprovação da Resolução 72, que unifica o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos importados no país. O Porto pode sofrer uma redução de aproximadamente 15% na movimentação total de cargas, em virtude da medida que atinge principalmente cargas como fertilizantes e grãos, entre trigo, cevada e outros.

Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, afirma que somente após a aprovação poderemos saber quais empresas irão mudar sua logística de transporte. “A unificação do ICMS colocará o Porto de Imbituba, assim como todos os portos de Santa Catarina, em desvantagem competitiva em relação aos outros portos brasileiros. As empresas deram preferência a Imbituba, justamente pelas boas condições operacionais e menores custos, mesmo tendo que suportar custos maiores no transporte rodoviário. Agora, com a alíquota única, há a possibilidade de estas importações passarem a serem feitas mais próximas da origem/destino”, explica.

Para tentar mantê-las, o Porto de Imbituba tomará as medidas necessárias, pois entende a importância destas cargas para a economia da cidade e região. O Porto recebeu investimentos em tecnologia e possui facilidades de atracação, que com a finalização da dragagem do calado para 14,5 metros, o colocará entre os mais profundos do Brasil. “Faremos o possível para que as empresas continuem importando por Imbituba, agora, temos que esperar se a medida será aprovada e quais os benefícios que o Governo Federal nos oferecerá em contrapartida”, afirma Jeziel.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba