Notícias
 
PORTO SEM PAPEL: SEP CAPACITA IMBITUBA E LAGUNA 

Enviada em 08/08/2012

Os Portos de Imbituba e Laguna, em Santa Catarina, receberão durante toda esta semana os primeiros treinamentos para instalação e operação do sistema Porto Sem Papel (PSP), projeto executado pela Secretaria de Portos (SEP) concebido para agilizar na burocratização das atracações, embarcações e modernizar os portos nacionais. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a SEP irá implementar o sistema “Janela Única” de informações nos 34 portos públicos, tornando a operação portuária mais ágil, integrada e segura. Os dois portos deverão operar por meio desta tecnologia até o final de setembro.

Atualmente 15 portos já fazem uso desse Sistema são eles: Rio de Janeiro, Santos, Vitória, Salvador, Aratu, Ilhéus, Fortaleza, Pecém, Barra do Riacho, Niterói, Itaguaí, Angra dos Reis, Forno, além de Recife e Suape.
  
O treinamento está sendo realizado no Porto de Imbituba, pelo Coordenador-Geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos Fernandes. No dia 25 de setembro deverá ser publicada a portaria que autoriza a implantação do sistema para Imbituba e para o Terminal Pesqueiro de Laguna.

Concebido para criar uma JANELA ÚNICA PORTUÁRIA a partir de um Portal de Informações, o Projeto integra em um único banco de dados as informações de interesse dos agentes de navegação e dos diversos órgãos públicos que operacionalizam e gerenciam as estadias de embarcações nos portos marítimos brasileiros.

Para o desenvolvimento do sistema, foi contratado o SERPRO que media as informações entre os anuentes que participam da operação portuária: Autoridade Portuária, Receita Federal, Polícia Federal, ANVISA, Vigiagro e Marinha do Brasil.

O Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato, afirma que a chegada do projeto é o sinal de que o porto está entrando em uma nova fase. “O Porto Sem Papel trará benefícios que irão melhorar a qualidade do serviço prestado. Já estamos bem equipados e agora receberemos mais esta tecnologia para aprimorar o atendimento. Além dos benefícios práticos, com a agilidade dos processos, o benefício ambiental é muito importante, pois a redução do papel contribui com a diminuição do desmatamento, o que acrescenta mais uma ação nas políticas ambientais do Porto de Imbituba”, acredita.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba