Notícias
 
PORTO DE IMBITUBA: UMA NOVA REALIDADE PARA A REGIÃO
 

Aceleração na construção do cais com 660m de comprimento muda a paisagem da Praia do Porto

Matéria publicada no Jornal O Popular de 19/02/2010
Texto e Fotos: Michele Cardoso (Assessoria CDI)


Expansão do Cais


Para quem estava acostumado a transitar pela Avenida Treze de Setembro, a estrada de acesso à Praia da Ribanceira, que condiciona uma visão ímpar do Porto, Imbituba não é mais a mesma. A construção de um novo cais de 410m para somar ao já existente, de 250m, totalizando 660m de cais acostável, transformou a paisagem e traz esperanças à economia da cidade. A obra está sendo acelerada para que em um ano a cidade já disponha de uma estrutura para receber grandes navios, com mais de 300m de comprimento.


Passivos e dúvidas ficaram no passado

Desde que conduziu o processo de licitação do Terminal de Contêineres, vencido por uma empresa do grupo Santos Brasil, a Companhia Docas de Imbituba vê florescer a expansão portuária na cidade e dá adeus aos passivos remanescentes da década de 90. O que já foi uma promessa é hoje realidade.
"Vivemos uma nova realidade. Foram duas décadas antagônicas: uma impulsionada pelo carvão, a de 1980, e outra mergulhada em passivos e dúvidas, a de 1990. Quem conheceu o Porto de Imbituba nestas épocas, não reconhecerá mais. Nos últimos dois anos transformamos a área portuária em um imenso canteiro de obras, cuja finalidade é proporcionar uma melhor estrutura para atender ao desenvolvimento da região. E isto não é uma promessa, pois não só já está em execução como também tem a garantia de continuidade por pelo menos mais 23 anos, já que a licitação do Terminal de Contêineres foi vencida pelo período de 25 anos, renováveis por mais 25”, explicou o administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

Terminal de Contêineres


O Porto possui atualmente um calado de 11 metros. Com a infraestrutura que está em construção, o calado deverá ser aumentado para 15 metros. Por estar localizado em uma enseada de mar aberto, a facilidade de atracação dos grandes navios quando a obra estiver pronta pode ser um dos grandes diferenciais de Imbituba para a atração dos armadores.
“Estes investimentos deram novo fôlego à economia local, estão gerando novos empregos e, em médio prazo, representarão um marco para a Região Sul do país. Com condições naturais tão propensas à atracação de grandes navios e intensa movimentação de cargas, não está distante o momento de afirmarmos que estamos transformando o Porto na melhor opção logística para o Norte do Rio Grande do Sul, todo o Estado de Santa Catarina e o Sul do Paraná", finalizou Jeziel.


A nova estrutura

O plano já iniciado contempla a ampliação do cais acostável e a construção de mais um berço para atracação. Aliado ao berço público já existente, a obra elevará a capacidade de movimentação do terminal para cerca de 700.000 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés) por ano, ampliando em 47% a capacidade dos portos de Santa Catarina.
O aumento da estrutura do Porto de Imbituba veio com a licitação do Terminal de Contêineres, vencida por uma empresa do grupo Santos Brasil em março de 2008, fortalecendo a estratégia da empresa de investir em terminais com potencial para operar como hub port.
A fase final do projeto prevê uma nova infraestrutura com 660 metros de cais acostável, 250 mil metros quadrados de retro-área operacional, 3.000 metros quadrados de armazém coberto, quatro portêineres Twin Pick Super Post Panamax, com 60 metros de alcance e capacidade para 65 toneladas, dois guindastes móveis Post Panamax, com 48 metros de alcance e 34 toneladas de capacidade.

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba