Notícias
 
DOIS CONTÊINERES SÃO APREENDIDOS PELA RECEITA FEDERAL EM IMBITUBA 
 

Além dos 250 mil óculos apreendidos na quarta-feira, mais um contêiner foi retido nesta quinta, dia 11 de março, contendo bolsas, carteiras, tênis e chaveiros de marcas consagradas com valor estimado em U$ 10 milhões

11/03/2010
Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)

Apreensão

A Receita Federal de Imbituba apreendeu dois contêineres no Porto de Imbituba. O primeiro, apreendido na quarta-feira, carregava cerca de 250 mil óculos em 400 caixas. Já no segundo conteiner, apreendido nesta quinta-feira, a descrição era de que a carga continha bolsas, entretando foram encontrados tênis, roupas, bolsas e chaveiros de marcas consagradas, como Jeep, BMW, Versace, Gucci, Louis Vuitton, Victor Hugo, Puma, Nike dentre outras, com valor estimado em U$ 10 milhões. O conteiner apreendido na quarta-feira vinha da China e o destino era Mato Grosso. Já nesta quinta-feira, a carga era destinada a uma empresa do Norte de Santa Catarina.

De acordo com a Inspetora-Chefe da Receita Federal em Imbituba, Denise de Mello Oliveira, são realizadas análises de risco das cargas conteinerizadas considerando os índicios - origem e destino, descrição da carga, dentre outros - e a partir daí realiza-se a verificação da carga. O procedimento de controle aduaneiro inicialmente adotado é a retenção e guarda da carga e aplicação de pena em função da falsa declaração de conteúdo.

Ainda segundo a Inspetora, a apreensão de contêineres não é um fato comum, sendo a última ocorrência registrada em 2008. "Neste conteiner apreendido hoje (quinta-feira), encontravam-se bolsas, nylon, chaveiros e logomarcas, como se a montagem devesse ser realizada aqui no Brasil", completa Denise de Mello Oliveira. As mercadorias serão analisadas e, se for comprovada a falsificação, será adotado o procedimento de destruição. Caso contrário, a carga irá a leilão ou será doada.

Para o Porto de Imbituba, a atuação da Receita Federal é garantia de que o controle aduaneiro é efetivo e eficiente na fronteira do Sul do Estado.

"A Receita Federal é muito atuante em Imbituba, o que torna esta uma fronteira segura do ponto de vista do controle aduaneiro, já que estamos aumentando a infraestrutura para recebermos mais navios provenientes de diferentes rotas internacionais", declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

A infraestrutura do Porto de Imbituba está em ampliação desde janeiro de 2009 com investimentos do Tecon Imbituba, empresa do Grupo Santos Brasil. O objetivo é disponibilizar estrutura para atender aos grandes navios que comportam mais de 6 mil contêineres. O prazo para conclusão das obras do cais acostável, que terá 660m de comprimento, é abril de 2011. Enquanto isso, três berços para atracação estão disponíveis para os armadores. Os berços 1 e 2 operam todos os tipos de carga, entre granéis líquidos, sólidos, contêineres e carga geral. O berço 3 tem vocação para os granéis sólidos.

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba