Notícias
 

Comitiva de SC vai a Brasília em busca de recursos para acesso ao Porto de Imbituba

Reunião

Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)
07/04/2010

Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba, esteve em Brasília na última quarta-feira, dia 7 de abril, integrando uma comitiva formada pelo Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, Deputado Federal Jorge Boeira, Secretária em Exercício da Secretaria de Articulação Nacional de SC, Lourdes Coradi Martini e o Diretor de Operações da Santos Brasil, Caio Morel, a fim de reunir-se com o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), Antônio Pagot. O objetivo da reunião foi tratar dos investimentos que envolvem o acesso terrestre ao Porto de Imbituba.

Entre as obras reivindicadas estão a ligação duplicada entre BR-101 e o Porto;  novos gates de acesso; alargamento das vias do sistema viário interno do Porto; pátio regulador para organizar o fluxo de veículos de cargas; ligação da zona industrial com BR-101 e o Porto; construção da uma alça rodoviária do pátio regulador com BR-101 e o Porto.

“Não basta que o Porto cresça com investimentos privados se o entorno não estiver caminhando na mesma velocidade e direção. Por isso, estamos comprometidos em buscar estas parcerias públicas para fomentarmos a infraestrutura de Imbituba e região, possibilitando a eficiência dos serviços que a cidade oferecerá tão logo as obras portuárias de ampliação do cais e dragagem estejam prontas”, explicou Jeziel Pamato de Souza, referindo-se ao aumento de 410m de comprimento no cais – que terá o total de 660m -, além da dragagem de aprofundamento para 15 metros, ambas as obras com prazo para serem entregues em 2011.

O presidente do DNIT considera justo e necessário o investimento no parque portuário de Imbituba. “Toda essa reivindicação precisa nascer dentro do DNIT em Santa Catarina. Assim, quando chegar a nós, o projeto já estará detalhado e encaminhado. Considero justo o investimento e o DNIT também aposta no Porto de Imbituba como estratégico para o desenvolvimento do sul, não somente de Santa Catarina, mas do Brasil”, valorizou Pagot.

"São obras que não só irão facilitar o acesso e saída de mercadorias e containers ao Porto, como também vão garantir o desenvolvimento da cidade de Imbituba. Com a duplicação da BR-101 Sul concluída e o porto funcionando a todo vapor, se faz necessária a duplicação da rodovia que faz a ligação da BR 101 com a zona portuária”, destacou o deputado Federal Jorge Boeira.

Presente à audiência, o Prefeito de Imbituba, Beto Martins disse que a cidade vive um novo momento e que “os investimento previstos pelo Porto mostra que teremos um futuro promissor para a cidade e queremos estar preparados. Nos próximos três anos, serão investidos R$ 280 milhões no Porto de Imbituba e a cidade irá passar por uma transformação. Por isso, já estamos debatendo um Plano Diretor que preveja uma nova logística para Imbituba.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba