Notícias
 
Imbituba terá cursos gratuitos de capacitação para o trabalho portuário 


Inscrições para o PlanSeQ Portuário estão abertas a partir de segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação

Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)

PlanSeQ

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Indesi Brasil, trouxe para Imbituba o PlanSeQ Portuário, que corresponde a um programa de cursos gratuitos de capacitação para maiores de 16 anos com o objetivo de qualificar a mão-de-obra em um determinado segmento, neste caso para atuação na área portuária. Em Imbituba, o MTE e o Indesi contaram com o apoio integral de cinco pilares fundamentais ao sucesso da implantação dos cursos: a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, o Porto, a Unibave e a Associação Empresarial de Imbituba.

"A obrigação da Secretaria de Educação é o atendimento aos alunos desde a educação infantil até os 14 anos. Entretanto, quando surgiu este projeto do MTE para Imbituba, abrimos as portas imediatamente, pois entendemos que é muito gratificante poder colaborar com a educação profissionalizante dos nossos jovens acima de 16 anos", destacou a anfitriã da reunião realizada na noite de quarta-feira (24 de março), Leda Pamato de Souza, Secretária Municipal de Educação de Imbituba.

O Presidente do Conselho de Autoridade Portuária e Consultor da Companhia Docas de Imbituba, Gilberto Barreto, esteve presente na reunião e proferiu palestra entitulada "Desmistificando o Ambiente Portuário ante à expectativa do aluno do PlanSeQ", a qual introduziu aos presentes a realidade da atividade portuária e da mão-de-obra disponível na região. "O Porto é uma indústria como qualquer outra. Esta indústria gera uma série de oportunidades, tanto internamente em sua estrutura quanto - e principalmente - em seu entorno. Além disso, atualmente tem-se um novo ambiente de trabalho com a abertura das atividades portuárias aos setores privados. É neste novo ambiente e na sua região de influência que são gerados milhares de novos postos de trabalho", destacou Barreto.

A coordenação da equipe multidisciplinar de professores selecionados pelas instituições apoiadoras será feita por Antonio Tavares, chefe de gabinete da Reitoria do Unibave. "Por serem cursos gratuitos, o professor tem a responsabilidade de ser também um motivador", afirmou Tavares.

Legislação Trabalhista, Atividade Portuária 1 e 2, Inglês Aplicado, Inclusão Digital, Seguraça do Trabalho e Formação Humana estão entre as disciplinas que serão ministradas a partir do dia 13 de abril, quando tem início a primeira turma do PlanSeQ Portuário. O projeto tem a duração de 12 meses e a meta é qualificar 400 profissionais em Imbituba. O primeiro curso de "Iniciação às Técnicas e Atividades Portuárias" será realizado no período noturno e tem a duração total de 200/horas aula. As inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, dia 29, até o dia 6 de abril, na Secretaria Municipal de Educação. É necessária a apresentação de cópia do RG, cópia do CPF e número do PIS.

Mais informações estão disponíveis pelo telefone (48) 3255-4133.

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba