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Porto de Imbituba se fortalece como alternativa logística para carga geral no Sul do Brasil 


Parque Eólico

Asfalto, bobinas de aço, peças para energia eólica e geradores estão entre as cargas que utilizam a fronteira de Imbituba

Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)
05/10/2010

Enquanto o Terminal de Contêineres está em obras, prevendo iniciar operações no novo cais a partir de novembro, o Porto de Imbituba aposta na diversificação de carregamentos e se especializa nas operações de carga geral, tornando-se uma alternativa logística para o  Sul do país. Prova disso é o balanço trimestral de movimentação e a previsão de navios e cargas para o mês de outubro.

Para esta semana (veja programação de navios), três atracações com cargas para o Terminal de Carga Geral estão confirmadas. Trata-se da importação de peças destinadas à implantação de parques eólicos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesta terça-feira, a operação é da Wobben Windpower, responsável pela implantação do Parque Eólico de Tramandaí. Quarta-feira, dia 06, o navio Flinterland leva a Imbituba 54 pás com 38 metros de comprimento, pertencentes à Impsa Windpower, para o parque eólico de Bom Jardim da Serra (SC). A mesma empresa também é responsável pela importação de 21 torres de aço com 60 toneladas e 28 metros de comprimento que chegarão a Imbituba no dia 08, sexta-feira.

Além disso, por meio deste mesmo terminal serão exportados para a Índia quatro geradores de 31.500 toneladas cada, oriundos da Weg, de Jaraguá do Sul, com carregamento previsto para sexta-feira. Entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro, a Santos Brasil Logística irá operar em Imbituba outros quatro navios com carregamentos destinadas aos parques eólicos localizados na região. A previsão é que este tipo de carga continue utilizando o Sul de SC como porto de entrada no país até o mês de abril de 2011, fazendo com que o Terminal de Carga Geral se torne referência neste tipo de operação.

"O ano de 2010 é mais um marco para nós. Alcançamos a melhor média mensal (166.656 toneladas) dos últimos 20 anos, superada em setembro, quando movimentamos cerca de 236.868 toneladas. Além disso, com versatilidade e competência estamos nos firmando como alternativa de custo adequado e eficiência aduaneira, com curto período de espera para cargas cujo destino é o Sul do país. É por motivos como estes que o Porto de Imbituba é alvo de investimentos recentes da iniciativa privada e está entre as prioridades para as obras de dragagem de aprofundamento previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)", declarou o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.

RETROSPECTIVA TRIMESTRAL: OPERAÇÃO INÉDITA COM IMPORTAÇÃO DE ASFALTO

Entre julho e setembro deste ano, dos 54 navios que movimentaram cerca de 526.983 toneladas, pelo menos sete carregamentos foram de carga geral. No final de julho, uma peça de 185 toneladas, proveniente da China para instalação de uma fábrica na Região Sul de SC, chegou ao país pela fronteira de Imbituba, necessitando de uma operação especial da Santos Brasil Logística para içamento e transporte da carga. Foi a maior peça, em tonelagem, que passou pelo Porto de Imbituba.

Em agosto, três cargas chamaram a atenção. Em uma operação inédita de importação de 23.753 toneladas de asfalto para a Petrobrás, a fim de suprir a demanda das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), empresas locais operacionalizaram a logística e o descarregamento de asfalto a granel aquecido a 150° C diretamente para caminhões-tanque.

Além do asfalto, duas operações da Santos Brasil Logística também chamaram a atenção no mês de agosto. Foi realizado um descarregamento de bobinas de aço (7.400 toneladas), importadas pela Comafal e destinadas ao Rio Grande do Sul e São Paulo; além de peças para energia eólica, importadas pela Wobben Windpower para utilização no Parque de Tramandaí (RS).

No mês de setembro, o navio Jacamar Arrow descarregou em Imbituba 9.700 toneladas de bobinas de aço para a Arcelormittal, localizada em São Francisco do Sul, novamente utilizando o Terminal de Carga Geral  da Santos Brasil Logística. O mesmo tipo de carga, desta vez 1.345 toneladas, também chegou ao Sul de SC no mês de setembro pelo navio Saga Jandaia para a importadora Manuchar. Ainda no mês passado, o BBC Shangai trouxe ao país mais um guindaste do tipo Mobile Harbour Crane para a Imbituba Logística Portuária (ILP).

PREVISÃO DE NAVIOS: (Outubro)

05/10: Libra Corcovado - Contêiner
06/10: Mercosul Suape - Contêiner
06/10: Flinterland - Peças Eólicas
07/10: Beluga Function - Peças Eólicas
08/10: Yin Ning - Torres Eólicas
09/10: Castillo de Maceda - Soda Cáustica
13/10: CSAV Rotterdam - Contêiner
13/10: Canelo Arrow - Coque
13/10: Bow Sun - Acido Fosfórico
18/10: Gull Arrow - Barrilha
20/10: Mercosul Santos - Contêiner
25/10: Mercosul Manaus - Contêiner
27/10: CAP Breton - Contêiner

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
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