Notícias
 
Porto de Imbituba alcança melhor média mensal de movimentação das últimas duas décadas 


Média dos sete primeiros meses do ano é de 165.131 toneladas. Informação foi oficializada na 200ª Reunião do Conselho de Autoridade Portuária

Recorde de Média

O dia festivo em que foi realizada a 200ª Reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba também serviu para comemorar a melhor média de movimentação mensal das últimas duas décadas. O dado referente aos sete primeiros meses do ano foi oficializado na manhã desta quinta-feira, no Silvestre Praia Hotel, em Imbituba (SC).

O total acumulado do ano é de 1.155.915 (em milhões) de toneladas, com média mensal de 165.131 toneladas, 50% a mais do que a média mensal que este mesmo porto alcançou em 2004, ano que marca o início da nova gestão, e 7% a mais do que a média mensal de 2009.

Gráfico: melhor média

O destaque é pelo volume de cargas movimentadas em operações com granéis sólidos. No período de julho, 16 navios atracaram e operaram no Porto de Imbituba, sendo oito de granel sólido, seis de contêineres, um de congelados e um de granel líquido. Ao todo, 182.992 toneladas passaram por esta fronteira no mês.

"Nossa movimentação tem comprovado que somos um terminal multipurpose, apto a operar quaisquer tipos de carga. Há dois anos, o arrendamento do Terminal de Contêineres proporcionou investimentos na ordem de R$ 280 milhões em infraestrutura. Agora, estamos focados também nas melhorias para operações com granéis sólidos e líquidos. Além disso, a ampliação do berço 3, com vocação para operar granel sólido, é um dos nossos objetivos em médio prazo", afirmou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

Ducentésima reunião do CAPPI
O Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba, instituído em 1993 por ocasião da Lei de Modernização dos Portos (8.630/1993), realizou um evento festivo para brindar a sua 200a reunião ordinária. No período da manhã, os conselheiros, suplentes e convidados, além de três ex-presidentes, participaram da pauta do dia.

"O CAP tem uma série de competências que vai além dos limites físicos de um porto. Ele ultrapassa fronteiras pois sua missão é ser o guardião da modernização portuária. Entretanto, é fundamental que a este esforço se juntem, de forma eficiente, as autoridades federais intervenientes, cuja atuação é o principal fator condicionante do desenvolvimento do porto, uma vez que em termos de infraestrutura o setor privado já tem respondido à altura das oportunidades proporcionadas pela Lei de Modernização dos Portos", explicou o presidente do CAPPI, Gilberto Barreto.

No período da noite, cerca de 120 pessoas compareceram ao Imbituba Praia Clube para assistir às palestras sobre o desenvolvimento do Porto de Imbituba e a importância do CAP como ferramenta de implementação da Lei 8.630/1993. Após a programação, o CAPPI ofereceu um jantar de confraternização aos convidados.

Movimentação de Navios (Julho):

LA JOLLA BELLE: Cloreto Potassio
MERCOSUL MANAUS: Container
BARBET ARROW: Barrilha
MERCOSUL SUAPE: Container
LIBRA CORCOVADO: Container
SEAGULL: Congelados
TASSOS: Cevada
UBC SANTA MARTA: Coque
CASTILLO DE HERRERA: Soda Cáustica
MERCOSUL SANTOS: Container
RHONE: Malte
CAP BRETON: Container
KESTREL ARROW: Barrilha
BULK JUPITER: Clinquer
BEHICE: Salitre
MERCOSUL MANAUS: Container

Total de Navios Operados no período: 16

 

.::NOTÍCIAS RELACIONADAS:

-- Porto de Imbituba bate recorde com maior movimentação dos últimos 21 anos (10/06/2010)

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba