Notícias
 
CDI disponibiliza Levantamento da Avifauna de Imbituba para download
 

Matéria: Michele Cardoso
KRILL Assessoria CDI

O Porto de Imbituba, cumprindo sua responsabilidade com seu entorno e integrando a comunidade e o meio ambiente, disponibiliza em seu site o download do Levantamento da Avifauna de Imbituba. O trabalho desenvolvido em 2008 foi realizado na Trilha Ecológica do Farol por meio da observação direta das espécies de aves e através de registro bibliográfico, sendo assim de amplo interesse público para a comunidade de Imbituba e de importância ambiental e cientifica.

Para o levantamento das espécies foi percorrida a trilha a pé a partir da praia do Canto da Vila, seguindo pelo leste paralelo ao costão até o Farol e finalizada no lado oeste, que dá acesso ao estacionamento. A identificação das espécies catalogadas deu-se através do registro visual, bem como por meio das vocalizações das aves, e posterior consulta a diversos guias publicados entre a década de 80 e o final da década de 90. A classificação taxonômica utilizada segue o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos.

Bem-te-vi

Algumas espécies foram consideradas comuns quando registradas em mais da metade das saídas de campo - como foi o caso do urubu, gaivota, rolinha, anu branco e chimango - ou abundantes quando registradas em 75% ou mais saídas de campo - por exemplo, o bem-te-vi. O trabalho executado pela Caipora - Cooperativa para Conservação da Natureza, contou com o apoio do Porto de Imbituba, por meio de uma parceria entre Companhia Docas de Imbituba e Votoran.

 

Faça o download do arquivo em pdf

 

Saiba mais sobre a Trilha do Farol

A Trilha do Farol foi concebida a fim de oferecer diferentes oportunidades e experiências ao público, garantindo ao mesmo tempo a conservação da área dentro das potencialidades e limitações oferecidas pelo ambiente. O projeto foi baseado nas necessidades da área, possibilidades de educação ambiental e turismo da região.

A partir disso, a Equipe Técnica da Caipora, por meio de trabalhos de campo, observações e definições in loco, coleta, processamento e análise de dados, bem como agregando as orientações fornecidas pela supervisão com a Companhia Docas de Imbituba e Votoran, definiu as extruturas a serem implantadas na Trilha do Farol e demais aspectos construtivos, de manutenção e de monitoramento.

Localização: Inicia na praia do Canto da Vila e segue acompanhando pelo setor leste paralelo ao costão até o farol. Finaliza na estrada de retorno que volta pelo lado oeste que dá acesso ao estacionamento.

Formato: trilha circular com possibilidade de volta nos dois sentidos.

Extensão: 2 KM

Duração aproximada: 2h.

Desnível: Altitude máxima de 106m

Grau de dificuldade/nível de acessibilidade: devido à sua extensão, moderada declividade e dificuldades do terreno, é considerada MODERADA, com acessibilidade LIMITADA.

Objetivos: proporcionar acesso ao público em condições de mediano esforço físico; oferecer médio nível de estruturas de facilitação e segurança; oportunizar observação da paisagem litorânea e interpretação de acordo com o tema específico. Indicação de público e acompanhamento: Indicada ao público jovem e adulto, mas não limitada a eles, desde que com bom estado de saúde e preparo físico compatível com o grau de dificuldade da trilha. Recomenda-se que seja percorrida de forma guiada.

 

.::NOTÍCIAS RELACIONADAS:

-- CAPPI quer implantar Projeto Trilha do Farol em 2010

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba