Dragagem de aprofundamento para 15 metros é prioridade
Em uma reunião na tarde desta sexta-feira, em Florianópolis, o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, e o Superintendente da Santos Brasil em Imbituba, Bruno Figurelli, estiveram no gabinete do Deputado Federal Edinho Bez a fim de solicitar apoio ao representante do Estado para mobilização de toda a bancada catarinense no sentido de garantir a aplicação da verba prevista pelo PAC 2 e destinada à dragagem de aprofundamento para 15 metros.
Além disso, também foi exposta a necessidade da recuperação de toda a extensão do molhe de abrigo, bem como a execução de obras estruturantes ao crescimento portuário, como é o caso da ampliação do acesso que liga a BR-101 ao Porto de Imbituba e da Ferrovia Litorânea.
O Porto de Imbituba atualmente recebe cerca de R$200 milhões em investimentos da iniciativa privada para a modernização de sua infraestrutura, o que inclui a ampliação do cais 1 e 2 para 660 metros de comprimento e a aquisição de novos equipamentos. A cidade passa por um crescimento jamais visto e que está sendo cada vez mais consolidado em função das grandes empresas que recentemente se instalaram na região.
Nesta segunda-feira, dia 28, o Administrador do Porto de Imbituba seguirá para Brasília, em reunião técnica com o Ministério dos Portos (Secretaria Especial de Portos), para tratar das obras de dragagem de aprofundamento para 15 metros.
.:: NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- Governo Federal libera R$ 5 milhões para dragagem de aprofundamento. (03/01/2011)
RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.
ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.
INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3255-0080 | Cel: |48| 9919-9228
Email: michele@krillcom.com.br
Site: www.cdiport.com.br
|