O Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza,
recebeu o Ministro Leônidas Cristino nesta quinta-feira, dia 17
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, visitou pela primeira vez o Porto de Imbituba nesta quinta-feira, dia 17 de março, e foi recepcionado pelo Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, que capitaneou uma comitiva de cerca de 30 pessoas. Dentre os presentes estavam membros da diretoria da Companhia Docas de Imbituba, do Grupo Santos Brasil, da Construtora Andrade Gutierrez, além do Conselho de Autoridade Portuária, do Prefeito Municipal de Imbituba, José Roberto Martins, e de representantes dos operadores portuários.
“O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, está comprometido com os planos de expansão logística do país. A impressão que temos é de que sua gestão será de muita competência frente a todos os desafios que a gestão dos portos brasileiros tem pela frente. Como engenheiro e político, ele fez questão de conhecer de perto a situação do recapeamento com tetrápodes do molhe de abrigo, ver com detalhes a nova infraestrutura de cais acostável, ouvir sobre nossas necessidades e prioridades, e tudo isso em um excelente clima de entendimento”, disse Jeziel Pamato de Souza.
Cristino ficou impressionado com as obras de ampliação do cais do Porto de Imbituba e destacou a importância do crescimento desta fronteira para o Sistema Portuário Nacional. “É um cais moderno, que vai ficar com 660 metros de comprimento por 50 metros de largura, o que vai potencializar a atividade portuária. Eu fiquei maravilhado com a estrutura e estou muito feliz por conhecer o Porto de Imbituba”, disse o Ministro.
Um dos principais motivos da visita foi o cronograma das obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba para 15 metros. “Estamos contando com sua gestão para que as obras de dragagem e os investimentos em logística continuem acelerando o desenvolvimento do Brasil. Temos certeza que, para isto, ele considera Santa Catarina um Estado estratégico e tem total percepção do potencial do Porto de Imbituba para impulsionar o comércio exterior brasileiro”, declarou Jeziel Pamato de Souza.
E a expectativa da Administração Portuária tende a se confirmar. De acordo com o Ministro, pelo adiantamento do projeto e das licenças para execução da obra, a tendência é que o Porto de Imbituba tenha um dos calados mais profundos do país até o final deste ano. Além disso, o Governo Federal liberou R$ 5 milhões (correspondente a 10% do total da obra) para a Secretaria Especial de Portos, em janeiro, a fim de que se inicie o trâmite de licitação.
“O processo referente às obras de dragagem de aprofundamento para 15 metros já está muito adiantado. Além disso, sabemos que o Porto de Imbituba é um porto estratégico é de grande importância para a Região Sul. Acredito que, se tudo correr bem, teremos a dragagem concluída até o final de 2011”, afirmou Leônidas Cristino.
O Ministro ainda explanou sua satisfação por ver a conciliação dos investimentos do Governo Federal, no que diz respeito ao recente recapeamento de trechos do molhe de abrigo, aliados aos da iniciativa privada, que fomenta a ampliação do cais. “Se nós todos trabalharmos neste sentido, não tenho dúvida nenhuma de que este Porto terá uma importância muito grande para o Sistema Portuário Brasileiro”, finalizou, informando ainda que ao todo será investido R$ 400 milhões por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos portos brasileiros.
Contexto
Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta aproximadamente R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Simultaneamente, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.
Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ao final do primeiro bimestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.
Sobre a Companhia de Docas de Imbituba
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da Companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.
RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.
ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.
INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3255-0080 | Cel: |48| 9919-9228
Email: michele@krillcom.com.br
Site: www.cdiport.com.br
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