Em janeiro de 2011, 252.673 toneladas passaram por Imbituba, a maior movimentação mensal desde novembro de 1988
Com um salto de 51% em relação à movimentação do primeiro bimestre de 2010, o Porto de Imbituba comemorou a consolidação das estatísticas do período referente a janeiro e fevereiro de 2011, nas quais se destacam os granéis sólidos e contêineres. A média de atracações mensais de 19 navios, alcançada em 2010, manteve-se no período e deve ser a mesma em março.
"Os 51% de aumento em relação ao primeiro bimestre de 2010 respaldam nosso modelo de gestão, cujo foco está na atração de investidores para modernização da infraestrutura portuária e desenvolvimento econômico regional. No ano passado, estimamos para 2011 um crescimento de 30% em nossa movimentação anual. Estas primeiras estatísticas demonstram que nossas previsões podem ser ainda mais positivas, principalmente porque ainda estamos em meio às obras de ampliação", declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
O número que mais chama a atenção é a movimentação mensal de janeiro. O primeiro mês do ano alcançou o recorde histórico de 252.673 toneladas, a maior movimentação dos últimos 22 anos, quando em novembro de 1988 passaram pelo Porto de Imbituba 318.476 toneladas.
"O que nos deixa mais satisfeitos é saber que a partir da conclusão das obras de ampliação, em maio, a tendência é que nosso porto atinja recordes muito maiores a estes, projetando-se como uma das melhores alternativas aos armadores e proprietários de carga que têm como área de influência os três Estados do Sul. Além disso, esta visibilidade também está gerando resultados na conquista de novas cargas, que devem ser representativas para nós neste primeiro semestre", completou Jeziel.
Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta aproximadamente R$280 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Simultaneamente, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.
Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ao final do primeiro bimestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.
.::NOTÍCIAS RELACIONADAS:
-- Porto de Imbituba bateu recorde dos últimos 21 anos (28/01/2011)
Sobre a Companhia de Docas de Imbituba
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da Companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.
RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.
ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.
INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3255-0080 | Cel: |48| 9919-9228
Email: michele@krillcom.com.br
Site: www.cdiport.com.br
|