17/02/2012
Índice de Qualidade Ambiental da ANTAQ avalia a Gestão Ambiental dos portos organizados
O Porto de Imbituba (SC) participou da reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em Brasília, na qual foi divulgado aos representantes dos portos públicos o Índice de Qualidade Ambiental dos Portos Organizados. Imbituba, juntamente com Itajaí (SC) e Pecém (CE) foram os portos que atenderam ao maior número de exigências ambientais, segundo o índice de qualidade ambiental da Agência, em estudo realizado no ano passado.
A pesquisa, já realizada em 29 portos, foi desenvolvida pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – CEFTRU, da Universidade de Brasília (UnB). Este índice é formado por quatro categorias, cada uma com um peso diferente na avaliação: econômico-operacional (59%); físico químico (22%), sociológico-cultural (14%) e biológico-ecológico (5%). Entre as avaliações, destaque para gestão das operações portuárias, educação e saúde pública, consumo de água, qualidade do ar, ruídos e monitoramento de flora e fauna no entorno da área portuária.
Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, afirma que este destaque nacional é a prova de que o Porto está crescendo de maneira sustentável.
“Nossa Administração sempre prezou pelo cuidado com o meio ambiente. O indicador da Antaq mostra que nosso desenvolvimento está respeitando a natureza e, especialmente, a cidade de Imbituba. Estar entre os três portos do Brasil que mais cumprem as exigências ambientais é uma grande satisfação. É a certeza de estamos seguindo o caminho certo”, comemora.
Para Ricardo Vieira, Chefe de Gestão Ambiental e Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (GEASST) do Porto de Imbituba, o evento reuniu pessoas interessadas em melhorar as condições ambientais dos portos brasileiros
|