As propostas foram abertas e após as avaliações técnicas
será conhecida a empresa vencedora
01/04/2012
A Administração do Porto de Imbituba (SC) esteve em Brasília para participar da abertura das propostas técnicas das empresas interessadas em realizar a obra de dragagem dos cais, bacia de evolução e canal de acesso. O Administrador, Jeziel Pamato, o Presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Gilberto Barreto e o Superintendente do Tecon Imbituba, Bruno Figurelli acompanharam o procedimento na Secretaria Especial dos Portos (SEP).
Entre as concorrentes interessadas estão grandes empresas com tradição no mercado, como Jan de Nul, Dragabras, Boskalis do Brasil, EIT, Rohde Nielsen, Oord e Bandeirantes. Antes de saber quem será a vencedora, será feita uma avaliação pela SEP, o que deve acontecer durante esta semana. O valor previsto para a obra é R$ 48,8 milhões. A obra removerá 5,5 milhões de metros cúbicos de material. A empresa habilitada deverá trabalhar de acordo com as leis ambientais, pois o Porto de Imbituba está inserido na Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca.
Para Jeziel Pamato é mais um passo para a obra tão esperada, já que ela amplia a capacidade operacional do Porto. “Com a dragagem do PAC 2 teremos capacidade para movimentar 10 milhões de toneladas de cargas e 970 mil TEUs (unidade de medida para contêineres de 20 pés). Estamos nos preparando para que em cinco anos nossa movimentação esteja em 700 mil TEUs por ano, sendo que podemos chegar tranquilamente até as 25 milhões de toneladas anuais”, explica.
O Porto de Imbituba investiu mais de três anos para conseguir a obra, aplicou mais R$ 1 milhão em Licenciamento Ambiental, Plano de Controle, Pesquisa Socioambiental, Programa de Monitoramento das Baleias Franca e no Projeto de Dragagem em si. “Este é o resultado do esforço conjunto da Administração do Porto e das empresas parceiras, a soma do trabalho técnico e da ação política. Nunca deixamos de acreditar que o Governo Federal iria atender Imbituba e nos auxiliar a ser um destaque no cenário portuário brasileiro”, lembra Pamato.
Jeziel acredita que o crescimento planejado com o PDZ está atrelado à finalização da dragagem. “O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) foi lançado na última reunião do Conselho de Autoridade Portuária e o nosso objetivo é definir minuciosamente todas as possibilidades de infraestrutura, rotas alternativas, oportunidades de investimentos, de maneira que todo o trabalho que está sendo feito hoje no Porto de Imbituba tenha resultados positivos”, afirma o Administrador.
A conclusão da dragagem permitirá que navios de contêineres com capacidade para 6.400 TEUs, 313 metros de comprimento e calado de 14,5m. O calado do cais do Porto passará a ser de 11m e a profundidade de 17m nos acessos, colocando o Porto de Imbituba entre os mais profundos do Brasil. O Porto de Imbituba hoje tem condições de atender dois navios a cada 12h, possui um Terminal de Contêineres com os melhores equipamentos do mundo, de modo que, após a dragagem, não haverá restrições da quantidade futura de navios que o Porto poderá receber.
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