Enviado em: 18/07/2012
Tecmesul realiza etapa final da manutenção de monobóia da Petrobras
O Porto de Imbituba cedeu espaços e insumos básicos para a empresa Tecmesul realizar os serviços de manutenção industrial em uma monoboia da Petrobras. A monoboia é um equipamento que fica em alto mar e tem o objetivo de fazer a transferência de petróleo dos navios para os tanques de armazenamento situados em terra. A operação de desdocagem, considerada de altíssima complexidade, foi realizada com o que há de mais moderno e tecnológico em matéria de movimentação de materiais.
A parceria para a realização do trabalho iniciou em outubro de 2011 e está em fase final, com o içamento do equipamento de mais de 200 toneladas para testes finais na água. Nesta operação foram utilizados os dois mega guindastes da empresa Santos Brasil, instalados no Porto e duas carretas “centopeia” com capacidade para suportar 200 toneladas.
Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, afirma que a parceria foi um sucesso. “É importante que este tipo de trabalho seja realizado aqui, pois temos empresas na região, como a Tecmesul, que mostram excelência em seus serviços. O Porto de Imbituba cedeu os espaços e os insumos, como água e energia elétrica para participar desta parceria com a Petrobras, o que nos coloca em uma posição de destaque no cenário nacional como opção para a realização de outros negócios”, explica.
Após a conclusão, a monoboia fica à disposição da Petrobras, que fará o reboque para o terminal de Tramandaí (RS), em operação prevista para o dia 19. No final de outubro de 2011, o equipamento veio de São Francisco do Sul pelo mar, atrelado a um rebocador, até o Porto de Imbituba. Durante todo este período ele passou por uma readequação, para que a segurança das operações fosse privilegiada.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
-
Porto de Imbituba recebe monoboia para manutenção. (saiba
mais) (20/12/2011)
.
|