O PORTO DE IMBITUBA É MODELO EM SEGURANÇA  
  Imbituba, maio de 2007.  
     
 
O Administrador do Porto, Jeziel Pamato, recebeu, ontem, a Declaração de Cumprimento concedida pelos Ministérios da Justiça e da Defesa, por ter implementado o Plano de Segurança Pública Portuária e cumprir as disposições do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias, o ISPS Code. (Clique aqui para ver o Certificado).
Juntamente com a Administração do Porto, foram certificados os terminais privativos de uso público instalados no porto: Fertisanta, CRB (Votorantim) e Agil (Frangosul / Doux).

O Porto de Imbituba foi considerado modelo em segurança pelos membros da Comissão Estadual de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis de Santa Catarina, a Cesportos/SC.

Este é o resultado do grande esforço coletivo da comunidade portuária de Imbituba, para que o objetivo fosse alcançado, declarou Pamato. Mesmo portos grandes como Rio de Janeiro e Santos ainda não atingiram o nível de segurança do Porto de Imbituba, embora tenham recebido recursos federais para isso, enquanto aqui os investimentos foram compartilhados por todos os operadores e donos de mercadorias, concluiu.

 
     
  TRÁFEGO INTERNACIONAL  
A certificação do porto em segurança habilita-o ainda a operar com navios graneleiros, porta-contêineres e de carga geral empregados no tráfego marítimo internacional. Esta condição equipara o Porto de Imbituba aos principais portos do mundo. Além do ISPS Code, o Porto de Imbituba está em conformidade com a Lei do Bioterrorismo, o que garante tratamento especial as cargas de alimentos, medicamentos e seus derivados exportadas para os Estados Unidos.

A segurança nos portos e navios foi ampliada a partir dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 contra o Pentágono, em Washington e o World Trade Center, em Nova Iorque. Desde então a Organização Marítima Intermacional (IMO), com sede em Londres, vem implementando uma série de medidas para proteção de portos e navios. O navio que freqüentar um porto que não estiver certificado será obrigado a passar por uma quarentena, o que vem obrigando os portos de todo o mundo a implementarem medidas de segurança, sob pena de ficarem de fora do tráfego internacional.

 
EXERCÍCIO
A Marinha do Brasil encerrou ontem o exercício conjunto com a Cesportos/SC de ocupação do porto e proteção das instalações e das pessoas que trabalham no porto. Foi decretado o Nível de Segurança 2, conforme o PSPP – Plano de Segurança Pública Portuária, simulando uma ameaça potencial de ação terrorista contra as instalações do porto e os navios. Para melhor capacitar o sistema de defesa para uma situação real, a Marinha do Brasil efetuou o treinamento nos dias 16 e 17 desta semana.

O aumento do padrão de segurança é determinado pela autoridade estadual de segurança pública portuária, que é o representante da Polícia Federal na Cesportos/SC. O exercício da Marinha contou com a participação da Administração do Porto e de todas as demais autoridades intervenientes na Cesportos, como a Polícia Federal, Receita Federal e o Governo do Estado. Durante os dois dias de simulação do aumento de segurança todas as pessoas e veículos que entraram no porto foram identificados e vistoriados pelos efetivos da Marinha e da Guarda Portuária.

 
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