Fonte: Guia Marítimo
Maior operadora portuária do País com três terminais marítimos, a Santos Brasil quer fazer do ainda incipiente terminal de contêineres de Imbituba - arrendado em 2008 - o principal gateway do Estado de Santa Catarina, posição hoje ocupada pelo complexo de Itajaí. Atualmente a instalação da companhia, localizada ao sul de Santa Catarina, está em fase de ampliação. Ao final da construção, prevista para entre setembro e outubro, terá capacidade para movimentar 950 mil Teus, cais acostável de 660 metros, quatro portêineres super pós-panamax e dois MHCs (guindastes móveis sobre pneus), além de 3 mil metros de armazéns cobertos.
Batizado de Tecon Imbituba, a instalação receberá a maior parte dos R$ 137 milhões a serem investidos neste ano pela empresa. Os dois novos guindastes pós-panamax chegam ao final de 2011, depois da obra de dragagem de aprofundamento.
"Temos a esperança de que Imbituba seja o maior gateway do Estado, o que é possível pelas próprias condições naturais do Porto. Itajaí, por exemplo, tem sérias restrições de profundidade, pois é um porto de rio. Por conta disso, Imbituba poderá operar navios que não escalarão Itajaí", afirma o presidente da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda.
Além disso, destaca o executivo, a dragagem para aprofundar Imbituba a 15 metros é cerca de 3 vezes mais barata do que a de Itajaí. "Custará R$ 50 milhões, ante R$ 150 milhões de Itajaí". Soma-se a isso a menor distância entre o porto e a BR-101 na comparação com os concorrentes.
"Imbituba fica a apenas 6 quilômetros da BR. Isso nos dá inclusive condições de disputar carga com o Porto de Rio Grande", pontua Sepúlveda. Hoje, metade dos contêineres de cabotagem operados pelo Tecon Imbituba já é originária do Rio Grande do Sul.
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