Estrutura de 300 metros ficou pronta em novembro e deve iniciar operações neste mês
O Porto de Imbituba recebeu, neste sábado, dia 11 de dezembro, a visita de aproximadamente 50 empresários gaúchos e catarinenses a fim de conhecer a nova estrutura de 300 metros de cais acostável, além dos pátios e armazéns dispostos na área do porto organizado. O interesse por parte deste grupo se dá em função da localização estratégica, da condição de porto em mar aberto, dos recentes investimentos da iniciativa privada na modernização de infraestrutura e na perspectiva do novo calado de 15 metros para o Porto de Imbituba em 2011.
A programação foi organizada pela Santos Brasil, arrendatária dos terminais de contêineres e de carga geral, e pela Costa Agenciamento e Consultoria, de Porto Alegre. Com o objetivo de apresentar os investimentos previstos para obra, a Santos Brasil recebeu os convidados em um almoço de confraternização que se estendeu para uma visita ao Porto, seguida por uma apresentação regida pelo departamento comercial sobre o momento atual da companhia e as perspectivas da empresa em Imbituba.
A primeira fase das obras de ampliação do terminal, entregue em novembro, contemplou a liberação de 300 metros de cais e demandou investimentos de R$ 230 milhões. A finalização do empreendimento está prevista para o primeiro semestre de 2011, quando a área de operação do Tecon Imbituba será quase triplicada: passando dos atuais 280 metros para 660 metros de comprimento. Quando concluído, o novo cais também contará com dois Portêineres, modelos super-post-Panamax, com capacidade para atingir até a 21ª fileira de contêiner dentro de um navio. Com a instalação dos novos equipamentos e a conclusão das obras, a Santos Brasil poderá operar dois navios de contêineres simultaneamente e movimentar dois contêineres de 40 TEUS (unidade referente a um contêiner de 20 pés) ou quatro contêineres de 20 TEUS de uma única vez.
"Os proprietários de cargas, empresas exportadoras e importadoras e as grandes indústrias do Sul do país estão aguardando ansiosamente a conclusão das obras de ampliação do cais e de dragagem de aprofundamento para utilizar a fronteira Imbituba. Estamos trabalhando assiduamente para que esta alternativa supra os gargalos logísticos que ainda dificultam o comércio exterior no Brasil, bem como se torne a melhor opção para cargas provenientes ou destinadas ao Sul de Santa Catarina e ao Norte do Rio Grande do Sul", afirmou Bruno Figurelli, superintendente da Santos Brasil em Imbituba.
A expectativa é de que a Santos Brasil disponha de novas linhas no próximo ano, aproveitando todo o potencial de Imbituba como Porto concentrador e distribuidor de cargas. "A partir do momento em que o terminal operar novas rotas, teremos um impulso à indústria que depende do comércio internacional. O interesse dos visitantes neste porto é claro: eles querem melhorar a relação entre custo e benefício dos seus produtos, concorrer de igual para igual com outros países e agilizar a logística de distribuição e armazenagem de cargas. É o que Imbituba nos oferecerá em breve", declarou Édison Costa, da Costa Agenciamento e Consultoria.
Por estar a 360 quilômetros de distância de Porto Alegre, o Porto de Imbituba pode atender tanto Santa Catarina, quanto o Rio Grande do Sul. A previsão é de que esta fronteira seja capaz de receber navios com mais de 6.500 TEUs (unidade relativa a um conteiner de 20 pés) a partir de junho de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul. Além dos investimentos da Santos Brasil em infraestrutura e modernização de equipamentos, o Governo Federal também injeta recursos na dragagem de aprofundamento para 15 metros, com orçamento de R$55 milhões previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para o primeiro semestre de 2011.
Sobre a Companhia de Docas de Imbituba
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.
Sobre a Santos Brasil
Maior operadora de contêineres do Brasil, a Santos Brasil está presente em três portos brasileiros e atende todas etapas da cadeia logística. A Companhia destaca-se por uma gestão responsável que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social. Esse modelo vem garantindo um crescimento contínuo e sustentável. A busca pelo aumento de produtividade em suas operações está sempre aliada à garantia de qualidade e segurança. Listada no nível 2 de governança corporativa da Bovespa, a Santos Brasil mantém investimentos permanentes em qualificação de mão-de-obra e tecnologia. Desde que assumiu as operações do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, há cerca de 13 anos, já investiu cerca de R$ 2,5 bilhões, calculado a valor presente, em aquisições, expansões de suas atividades, melhorias e novos equipamentos. Somente neste ano, a Companhia deve investir R$ 137 milhões, valor que não considera eventuais aquisições.
RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC e RS.
ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas: Manoel Florentino Machado (Sul) e Marieta Konder Bornhausen (Norte).
• FERROVIÁRIO – Pela Estrada de Ferro Tereza Cristina S/A, malha Tereza Cristina, antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Interligado a malha da Ferrovia Litorânea, em projeto de licitação.
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade:
Berço 1 e 2 – 250m de cais acostável, com instalações especiais para granéis líquidos, congelados, carga geral e contêineres; no berço 2 há a instalação de câmaras frigoríficas da para as exportações de aves; previsão de disponibilidade de novo cais, cujo total dos berços 1 e 2 terá 660m de cais acostável, a partir de abril de 2011. Em novembro de 2010 já estará disponível uma nova estrutura de 300 metros de comprimento e 50 metros de largura. (vide imagem anexa explicativa)
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações especiais para granéis sólidos, tem área de 25.855m² com pavimentação alfáltica, cercado por alambrado e devidamente iluminado para operação noturna.
INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
Investimentos futuros:
- Ampliação e construção do cais envolvente do berço 3
- Novos equipamentos para operação com graneis sólidos
- Extensão do pátio de contêineres para mais 130.000m² em área
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2011: 20 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2012: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
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