Em 1870, foram descobertas jazidas de carvão
no sul de Santa Catarina, nas vertentes do rio Tubarão.
Estudos realizados na época apontavam Imbituba como
o local ideal para a construção de um porto
para a movimentação desse minério.
Ao mesmo tempo, foi iniciada a construção
da estrada de ferro Dona Tereza Cristina que ligaria o Porto
- ainda inexistente - às minas de carvão.Mas as obras de construção do Porto só
se efetivaram mesmo a partir de 1919, com o pioneirismo
do empresário carioca Henrique Lage.A obra foi iniciada com a construção do molhe
de proteção, dos escritórios e dos
armazéns.Na época, Henrique Lage obteve ajuda do Engº.
Álvaro Monteiro de Barros Catão,então
Diretor da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. Este iniciou
um processo de modernização das instalações
para embarque mecanizado de carvão. Catão
foi responsável também por várias outras
obras no porto, entre elas a construção de
um quebra-mar para a proteção das instalações.
Em 03/11/1922 foi criada a CDI - Companhia Docas de Imbituba,
tendo Álvaro Catão como diretor. Todos os
navios de carga ou passageiros da Companhia Nacional de
Navegação Costeira passaram a fazer escala
no Porto de Imbituba.Pelo Decreto nº. 7.842 de 13/09/1941 foi feita a ordenação
do registro de concessão à Companhia Docas
de Imbituba para exploração comercial do Porto,
tendo término previsto para o ano de 2012.
Em 1942, foi concedida a permissão para realizar
obras de aparelhamento e exploração de tráfego
do Porto de Imbituba.
Em 1981, Foi construída uma rampa para navios Ro-Ro,
com 24 m de comprimento.
Durante décadas o Porto de Imbituba esteve vinculado
a mineração do carvão, chegando a movimentar
na década de 80, cerca de 4 milhões de toneladas
anuais daquele produto.
A redução das alíquotas de importação
e a retirada do subsídio do carvão, em 1990,
acarretou o colapso da indústria do carvão
catarinense. Nesta nova conjuntura, o Porto de Imbituba
se viu obrigado a se transformar de mero terminal exportador
de carvão para um porto polivalente, com a movimentação de vários tipos de mercadorias.
Com a chegada do século XXI, mais do que nunca, houve uma corrida por infraestrutura e logística. Os movimentadores de cargas redescobriram o Porto de Imbituba pela sua localização estratégica e a condição favorável a expansão.
No ano de 2008, sai o arrendamento do Terminal de Contêineres, vencido pelo grupo Santos Brasil. Com o resultado da licitação, a Companhia Docas de Imbituba obteve, além do seu saneamento financeiro, seu principal parceiro na ampliação da sua infraestrutura.
Hoje está em processo a obra de ampliação do cais, a qual deverá ficar pronta no fim de 2010. Este investimento objetiva o aumento da área de atracação dos berços 1 e 2, transformando o comprimento total atual de 308 metros (somados berços 1 e 2) para 410 metros cada um. Paralelamente a construção do novo cais, estão se encaminhando os serviços de dragagem que visam aumentar o calado para 15 metros e também obras de fortalecimento dos molhes de abrigo.