Por intermédio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Companhia Docas de Imbituba e Grupo Santos Brasil reuniram-se com o Governador de SC
Durante a 208ª reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Imbituba, na manhã desta quinta-feira (31/03), o relator da Comissão Porto-Cidade, Prefeito Municipal José Roberto Martins, informou que esteve na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, na quarta-feira, junto ao Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, e diretores do Grupo Santos Brasil, em uma audiência com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Secretário de Planejamento, Felipe Mello.
O encontro possibilitou a abertura para diálogos que busquem o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, tendo como epicentro o município portuário que é um dos que mais cresce no Estado. "O nosso objetivo geral foi de informar aos novos governantes quais são as nossas prioridades e qual é o nosso planejamento. A chancela do Governo do Estado é fundamental para garantir agilidade no processo de federalização e execução da obra que ampliará o acesso entre BR-101 e Porto de Imbituba", destacou o Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins.
"A oportunidade foi essencial para apresentarmos os investimentos para aumento e modernização de nossa infraestrutura. Além disso, o Grupo Santos Brasil, nosso maior parceiro para o fomento destas obras de ampliação, demonstrou ao Governo Estadual seu amplo comprometimento com o crescimento econômico da região também no que diz respeito a apoiar a instalação de empresas exportadoras e importadoras que tenham interesse em utilizar o Porto de Imbituba", declarou Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba.
O Governador Raimundo Colombo mostrou-se impressionado com a integração do planejamento regional, a atual situação e os projetos futuros, afirmando ainda que dará apoio total para o encaminhamento destas propostas. Ainda, de acordo com Colombo, esta é uma excelente oportunidade para indicar a cidade às empresas que se mostram dispostas, diariamente, a investir e se instalar em Santa Catarina.
Após a reunião com o governador, a agenda contemplou ainda um encontro com o Superintendente do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, para quem foi apresentado o projeto de triplicação da Via Arterial Principal, que liga a BR-101 ao Porto de Imbituba. Na ocasião, houve ainda a oficialização, por parte do Grupo Santos Brasil, que além do financiamento do projeto básico, a empresa custeará também todo o processo de obtenção das licenças prévias.
Saiba mais
A Via Arterial Principal (VAP) liga a BR-101 ao Porto de Imbituba por meio do Acesso Norte ao Centro da cidade. É constituída pelas Avenidas Marieta Konder Bornhausen e Manoel Florentino Machado. O Projeto Básico de ampliação da Via Arterial Principal, confeccionado pela Ceal Engenharia e financiado pela Santos Brasil, prevê que a execução da obra demande um investimento de R$ 38.190.180,11, o que engloba a recuperação e a duplicação da via principal, além de ciclovias, calçadas, vias marginais e obras de arte em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros.
A confecção do projeto ocorreu conforme orientações do Ministério dos Transportes para que estivesse totalmente adequado às formatações do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura para os Transportes). O objetivo é concentrar o tráfego de caminhões para o Porto de Imbituba por meio deste acesso, o que preservaria o fluxo normal do trânsito nos bairros residenciais e comerciais da cidade. A obra é considerada essencial para viabilizar as atividades portuárias de acordo com a demanda que se projeta para a região a partir dos recentes investimentos em infraestrutura no Porto de Imbituba.
Contexto
Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta aproximadamente R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Simultaneamente, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.
Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ao final do primeiro bimestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.
Sobre a Companhia de Docas de Imbituba
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da Companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.
.:: NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- PORTO DE IMBITUBA BUSCA APOIO DA BANCADA CATARINENSE PARA OBRAS FEDERAIS.(25/02/2011)
RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.
ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.
INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3255-0080
Site: www.cdiport.com.br
|