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Dragagem de aprofundamento para 15 metros começa em 2010 


Projeto e licenças já estão com a Secretaria Especial de Portos, aguardando os procedimentos licitatórios

Porto de Imbituba não pára

Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)
17/05/2010

Enquanto o Governo Federal não torna público quais as obras que serão contempladas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), cuja divulgação está prevista para junho, o início das obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba para 15 metros está acordado por meio de um Projeto de Lei (06/2010), que prevê a destinação de R$ 5 milhões do orçamento de 2010 para os procedimentos licitatórios, por parte da Secretaria Especial de Portos. A verba deverá ser liberada em outubro deste ano.

"O Porto de Imbituba já entregou à SEP o Projeto de Dragagem e a Licença Ambiental. Segundo os técnicos da SEP, está tudo pronto para ser licitado, restando apenas a liberação dos recursos", afirmou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

Para o coordenador de Portos e Vias Navegáveis do Congresso Nacional, o deputado federal Edinho Bez, a verba complementar para a dragagem de aprofundamento, que deverá ser contemplada pelo PAC 2, também já está acordada no Governo Federal, com a previsão de liberação de outros R$ 45 milhões até setembro de 2011. 

"Isto já está acordado no Governo Federal. Por meio deste PL será adiantado o montante de R$ 5 milhões para que se inicie o processo licitatório. Tenho convicção de que ainda neste ano seja iniciada a dragagem", disse o deputado.

O deputado federal Jorge Boeira, que atuou diretamente na concepção deste PL, é outro membro da bancada catarinense que trabalha pelo desenvolvimento da infraestrutura logística do Estado. Nos últimos meses, diversas audiências ocorreram a fim de fomentar o Governo com informações sobre a importância da ampliação do Porto de Imbituba para todo o Sul do país

"As obras que estão sendo realizadas no Porto de Imbituba são consideradas pelo Governo Federal estratégicas para aumentar a competitividade dos produtos tanto da Região Sul de Santa Catarina, quanto da Região Norte do Rio Grande do Sul. Não tenho dúvida que o Porto de Imbituba será fundamental para o desenvolvimento futuro, não só de Imbituba, mas de toda a região de Santa Catarina", explicou o deputado.

Obras no Cais

Obras para transformar Imbituba em um porto concentrador de cargas

A ampliação do cais para 660 metros de comprimento, com término previsto para abril de 2011, somada à dragagem de aprofundamento para 15 metros, possibilitará que Imbituba receba navios da geração Super Post Panamax, com capacidade para mais de sete mil  TEU's (unidade referente a um conteiner de 20 pés). 

Recentemente, o Tecon Imbituba, responsável pelos investimentos na obra de ampliação do cais, adquiriu dois guindastes Super Post Panamax, no valor de US$ 15 milhões, que deverão ser entregues no próximo ano. O objetivo é equipar o terminal de contêineres e posicioná-lo entre os melhores do mundo e possibilitar que, até o final do próximo ano, o Porto de Imbituba esteja apto a atuar como porto concentrador de cargas da Região Sul do Brasil.

 

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