Home
Instituição
Regimento
Deliberações
Comissões
Regulamento
PDZ
Qualificação
Calendário
Atas
Notícias

CAP incita empresas portuárias à qualificação
da mão-de-obra para o transporte


Equipe do SEST/SENAT expôs projeto de parceria para melhorar as condições dos trabalhadores de transportes

Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o Conselho de Autoridade Portuária de Imbituba encontrou-se nas dependências do Porto para a sua 207a reunião. A ocasião foi marcada pela explanação do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) quanto ao início dos trabalhos em parceria com o Porto de Imbituba para a aplicação de questionários junto às empresas portuárias com o objetivo de traçar um diagnóstico atual e futuro de transportes, dado o acelerado crescimento da cidade motivado pela expansão portuária.

A partir daí, o intuito é treinar e capacitar profissionais do ramo para adequar as empresas que prestam estes serviços às normas que garantem a qualidade do trabalho desempenhado. Além disso, por meio dos cursos será possível certificar os trabalhadores a fim de que as empresas contratantes exijam o treinamento e a capacitação de profissionais como forma de garantia de qualidade dos serviços. A parceria se estabelece também com a finalidade de assegurar as condições de trabalho dos motoristas e operadores envolvidos, ou seja, promover diversos benefícios  aos trabalhadores e suas famílias, tais como atividades de lazer, tratamentos odontológicos, médico em várias especialidades, psicológico e de fisioterapia.

"O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) tem o papel de induzir este processo, de provocar a discussão e de apontar soluções para qualificar e otimizar o tráfego rodoviário nas imediações da área portuária em função da demanda que se planeja para Imbituba. Nossa projeção é de que o segundo semestre de 2011 corresponda a um marco para a região, quando teremos os resultados de todos os investimentos recentes em nossa infraestrutura. Neste cenário, cabe a nós, conselheiros, buscarmos soluções profissionais para estruturar e mitigar o impacto que esta intensa movimentação de navios causa nas estradas. É um desafio pelo qual estamos dispostos a trabalhar e nos dedicar, entendendo que esta é uma parte fundamental do processo pelo qual estamos passando", declarou o Presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Gilberto Barreto.

"Com a ampliação do Porto de Imbituba e do número de empresas no entorno da área portuária, a qualidade da mão-de-obra e a eficiência no tráfego de caminhões tornam-se assuntos essenciais na agenda corporativa e no planejamento do município. Uma parceria como esta só tem a somar e tornar ainda mais produtivo todo o desenvolvimento da cadeia logística que está sendo pensado para Imbituba, para Santa Catarina e para o Sul do país. A Prefeitura Municipal de Imbituba também já se declarou apoiadora desta iniciativa", afirmou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.


Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355-8900 | Cel: |48| 9919-9228
Email: michele@krillcom.com.br
Site: www.cdiport.com.br

 

Mais Notícias do CAPPI

 

 
© 1997-2011 - Companhia Docas de Imbituba